A minha "suposta" doença de pele crónica

By | 12:11 4 comments
Olá minha gente, 

Já faz algum tempo que não escrevo nada por aqui, o tempo tem sido pouco e corrido, há sempre algo para fazer fora do mundo "blogosférico". Mas o que eu quero realmente abordar hoje é um tema um pouco complexo dado a sua "história" tão confusa e conturbada, a minha "suposta" doença de pele crónica, a Psoríase. E digo "suposta" por um motivo que verão e perceberão mais à frente. 

Quem me segue e conhece há algum tempo sabe que eu já tinha dito em alguns momentos que tinha uma doença de pele chamada Psoríase. Esta é uma doença crónica caracterizada por um mau funcionamento na regeneração da derme, regenerando-se mais rapidamente do que o normal formando assim placas descamativas de cor avermelhada, acastanhada ou prateada. É uma doença não contagiosa, normalmente hereditária e que tem tendência a piorar conforme o estado psicológico e emocional do doente. 

Pitiríase Versicolor - foto retirada de Internet 
Há cerca de 4 anos apareceram as primeiras manchas na pele e rapidamente se foram alastrando. Fui ao médico de família ainda sem saber o que poderiam ser e este me diagnosticou "Psoríase". Este me receitou pomadas com cortisona. Como sabem a cortisona usada por longos períodos pode afectar psicologicamente quem a toma. Embora, nestes 4 anos, a minha pele tivesse períodos com menos manchas estas nunca deixaram de existir. Este ano fui outra vez ao médico de família com uma das piores crises que já tinha tido, o tronco quase todo coberto. Completamente farta da situação e de eu própria já nem ter a certeza se o que tinha era mesmo Psoríase, pedi para marcar uma consulta especializada em um dermatologista. O caso era tão grave que não demorei muito para que a consulta fosse marcada. 
Finalmente eu iria saber com clareza o que eu realmente tinha. Minha gente, as minhas suspeitas e pesquisas confirmaram-se, eu não tinha Psoríase, o caso era muito mais simples de se resolver do que se fosse a dita doença que me diagnosticaram primeiramente. Afinal tinha apenas uma doença de pele chamada Pitiriase versicolor perfeitamente tratável com antibióticos e soluções tópicas. Era um fungo que se multiplicava na humidade da pele ou seja por eu dar cremes e até mesmo as pomadas em gel com cortisona alastrou-se completamente por todo o tronco.  Já comecei o tratamento e minha gente quem me viu e quem me vê. Ainda nem acredito que estou quase sem nada. Andei anos pensando que tinha uma doença cujo tratamento permanente não existe, cujo psicológico influência nas crises, com olhares mais estranhos principalmente nas épocas de mais calor. Eu própria me sentia mal com isso. Só quem passa é que sabe do que estou a falar. Ninguém deveria ser julgado por uma doença que tem. 

As conclusões que quero que tirem desta minha história são apenas duas muito simples: primeiro, nunca mas nunca julguem alguém pelo seu físico, neste caso em especial por uma doença física. Não fazem ideia do quanto as pessoas já sofrem por terem a doença. E por último, procurem sempre uma segunda opinião médica, se possível um especialista. É para isso que eles existem.


Espero que tenham gostado de ler sobre essa minha experiência um pouco traumática :p 
Fiquem bem, e até à próxima. 



Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

4 comentários:

Unknown disse...

O importante aqui também é perceber uma coisa: cada parte do nosso corpo exige um médico específico. Se temos um problema de pele de nada nos vale ir ao médico de família porque eles estão habituados a passar Raio X e a passar Brufen. Precisamos ir num Dermatologista. Eu sei disso porque passei por isso e percebo o teu desespero :) Infelizmente a minha não é tão simples, mas lá se vai controlando :) Beijinho

M disse...

É verdade Sónia, mas fui sempre acreditando que era Psoríase porque um tio meu tinha a doença, ou seja tinha na família mas depois comecei a duvidar e quis mesmo uma opinião de um especialista. Foi a melhor coisa que fiz porque mesmo que fosse Psoríase tenho a certeza que a prescrição seria diferente e mais individual ao caso. Desculpa a indiscrição mas tens Psoríase? Como viste eu não tenho mas vivi estes 4 anos pensando que tinha e sei bem o quanto custa principalmente com o nosso psicológico. Foi horrível para mim. E também senti que devido a isso toda a minha vida social de uma certa forma foi influenciada porque quem me via e não conhecia a doença olhava de lado. Eu tinha crises frequentes no pescoço.
De qualquer modo desejo que tenhas sucesso no controlo da doença seja ela qual for. Beijinhos *

Unknown disse...

como sabes tenho psoríase, daquela que escama e aparece quando passo muitos nervos ou não durmo, começou por ser horrorosa logo aos 16, mil borbulhas e ainda mais psoríase a pele não se decidia , se estava gordurosa ou seca...
mas com o tempo quase que desapareceu, acho que só tenho mais na cabeça e peito, antigamente era na cara toda...
Mas honestamente nem na pior fase senti-me vitima de preconceito ,talvez por ser uma doença genetica e haver muitas pessoas da minha zona que padecem dela, toda a agente conhece alguém que tem...
beijinhos e as melhoras, pelo menos tem cura

M disse...

Bibs é verdade, ainda bem que nunca sentiste preconceito por parte das outras pessoas. Eu senti, ainda que indirectamente mas senti. Felizmente descobri o que realmente tinha e agora já não tenho manchas nenhumas :D só me arrependo de uma coisa ao longo deste tempo, de ter apanhado sol este Verão. Apanhei um escaldão em certas partes do corpo (com protector) e ainda tenho as manchas muito muito mais escuras onde estavam as "tais manchas". Sabes de algum truque para despigmentar manchas desse tipo? Beijinhos*